quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Carta ao meu Eu-Futuro

Caro Eu-Futuro,

          É quase que incontrolável o desejo de saber como lhe vão as coisas, mas sei que não as me dirá, sei também que é por zelo que não o fará, jamais por desconsideração ou rancor, pois isso, ao menos nós para conosco, não devemos.

          Mas antes que comigo se irrite ou me maldiga, peço que se atente com um pouco de esforço, pois é apenas sobre coisas da nossa vida, que talvez já saiba, e que julgo importantes de serem mantidas na mente, ou ao menos relembradas, que lhe escrevo. Talvez lhe pareça que são de justificações daquilo que lhe causarei que lhe falo, mas não entenda assim, pois, em muitos dos casos, não todos, nem ainda o sei.

          Talvez não seja todo o possível para melhorar as coisas que eu tenha feito, mas é o todo que, neste momento, consigo entender como necessário. Quis eu ser seu herói salvador, estar daqui fazendo para você como para o filho faz o dedicado pai cuidadoso. Mas é justamente quando olho para o que fomos que entendo que não é bem assim que as coisas se desenrolam. Algumas coisas melhoram, outras pioram e estagnam-se outras. Há erros que aprendemos a evitar, outros que insistimos em cometer – com diferentes intensidades, é bem verdade – e outros novos que a nós teimam a surgir e a aterrorizar. Já não sei se é com conformação ou simples aceitação que os recebo, mas sei que nada disso foi o que para nós previ e busquei. Confesso que melhor já é do que tivemos, sem querer por baixo nivelar ou a mim justificar – já o fazendo.

          Assim sendo, é com todo remorso do fracasso e o aperto angustiante da esperança de boas-novas, que lhe despejo minhas falhas, lhe condeno com meus erros, lhe amaldiçoo com meus fantasmas, lhe coroo com a responsabilidade da nossa continuidade e, acima de tudo, lhe tanjo com minhas alegrias, das quais, imploro, nunca venha a se esquecer.

          Não se esqueça, também, do que somos e do que fomos. Ponha-se sempre a olhar para trás, para o meu hoje, para que possa adiante sempre caminhar, como hoje o faço eu, por nós!


62 comentários:

  1. Ah, eu adorei!!!!!

    beijo amigo, boa quarta

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!!

    Que bom!!! Fico contente...

    Boa quarta pra vc tbm!!

    Beijo..

    ResponderExcluir
  3. Eis aí uma caixinha de surpresas!!!É isso que torna interessante o futuro. Que não meu ouçam nem os magos nem os feiticeiros!!!!!
    O tempo é assim, ele zomba de nós, ele ri de nós, pois ele sabe passar e nós não!!
    Adorei!!!
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  4. Um texto cheio de imaginação. Escrever ao futuro pode ser inquietante...
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Rafael,

    Que texto bom de ler. O olhar pra dentro, sempre tão difícil.

    Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  6. Que não ouçam mesmo, tia!!

    E o engraçado é ver que temos um futuro e ao mesmo tempo somo um futuro também...sempre...nossa, louco isso...hahaha

    Que bom que gostou!!

    Beijos tia!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Graça!!

    Se é inquietante...angustiante, inclusive...

    Grande abraço..

    ResponderExcluir
  8. E fico aqui pensando:
    por que o teu eu-presente, não conseguiu modificar o teu passado?

    Rafa..
    que bom que vc estava no meu eu-futuro..
    que presente!!

    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  9. Olá Ira!

    Sim, muito difícil...ainda mais o passado que sempre traz nossas marcas...Que bom que gostou...

    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Sol!!

    Ah, são tantos os motivos...rsrs...talvez os mesmos que garantem que este mesmo eu-presente, uma dia eu-futuro, tenha continuado a caminhar...rsrs

    Muuuito obrigado!! Bom de saber disso...

    beijos...

    ResponderExcluir
  11. Caro Rafael;

    Excelentes textos; este e o anterior.
    Bela imaginação; quem se lembraria de falar com o passado e o futuro, numa abordagem sem preconceitos, onde o autor despe literalmente a alma.
    Gostei bastante.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Olá Carlos!!

    É, tem toda razão..normalmente esta conversa é carregada de rancores e culpas atribuídas, mas lembrei que o sujeito, independente do tempo, é o mesmo!

    Muito obrigado pela visita e comentário, fico muito contente que tenha gostado!

    Abraço....

    ResponderExcluir
  13. Parabéns, Rafael! Mais um texto muito bom de ler e que nos leva a reflexões muito interessantes. Espero que o seu eu-futuro também tenha essa generosidade de oferecer aos amigos textos que, dizendo dele mesmo, digam também de nós, outros eus. Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Grande Marcão!!

    Também assim o espero, já estou o avisando..rsrs...seria bom para todos meus "eus"..

    Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado!!

    []sss

    ResponderExcluir
  15. Adoro as palavras que você escolhe !!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Bruna!!

    Sério? Essa gostei de saber...que bom!!

    []s

    ResponderExcluir
  17. maravilhoso teu texto e a proposta dele.
    bjos achocoaltados

    ResponderExcluir
  18. Obrigado Sandra...acho que é algo que serve para nossos "eus-presente"!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  19. É preciso ser bom, para escrever ao futuro.
    Você provou que é.
    -

    Adorei seu blog.

    ResponderExcluir
  20. Olá Maria Luíza!!

    Caramba, nessa vc me pegou de jeito...só posso agradecer: obrigado!!

    Seja bem-vinda e volte sempre,

    Abraço..

    ResponderExcluir
  21. Rafael

    Seu comentário no meu blog foi uma feliz surpresa. A partir de então, vc faz parte dessas alegrias inesperadas que a vida nos dá.Muito obrigada !!
    Adorei seu espaço, seu estilo, esse toque especial da sua personalidade que se faz sentir por aqui.
    Que haja dias cheios de luz, pintados de azul, perfume de flores, alegrias, sonhos, noites feitas de paz e ternuras.
    Beijo
    Fátima Guerra

    ResponderExcluir
  22. Olá Fátima!!

    Eu que agradeço a sua visita e ótimo comentário que me deixou...fico contente pela sua recepção e pela descrição do meu trabalho...muito obrigado!

    Seja bem-vinda por aqui!

    Beijo..

    ResponderExcluir
  23. KKKK...
    Que delícia de blog!
    Já posso me estabelecer por aqui?
    Não sei se posso mas já estou.
    e voltarei.
    beijos

    ResponderExcluir
  24. lindo poste
    parece que voas nas tuas imaginaçãoes parabéns lindo e fantástico beijos obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  25. Olá Anita!!

    É...preciso ver direito o que ando usando..rsrsrs...voo e imagino bastante!

    Muito obrigado!!

    beijos..

    ResponderExcluir
  26. Rafael

    Simplesmente muito bom!!!

    Li e reli, esta e a carta anterior e gostei imenso.

    Muitos parabéns.

    ResponderExcluir
  27. eu teria medo de perguntar ao meu eu futuro oque será de nós

    ResponderExcluir
  28. Rafael, obg pela sua visita em meu blog. Volte sempre =D

    Ah, parabéns pelo seu blog. Acho que não preciso adjetivá-lo, seu talente é evidente!

    abraço, jehniz'

    ResponderExcluir
  29. hahaha...claro que pode Dri!

    Puxa uma cadeira e fica por aqui...

    que bom que gostou!

    Beijos..

    ResponderExcluir
  30. Olá Maria!!

    Que bom!! Muito bom que tenha gostado!!

    Obrigado mesmo...

    []s

    ResponderExcluir
  31. Boa, Ediney!!

    Se ele disser que está bom, vamos acomodar e estragar tudo...se disser que tá ruim, vamos desanimar e piorar tudo...melhor que ele nem responda, apenas leia!

    []s

    ResponderExcluir
  32. Olá Jehniz!!

    Muito obrigado!! Fico muito grato e contente por isso!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  33. Como você pode falar em intensidade com um texto desse hein?! MARAVILHOSO!!!!!!!!! adorei o titulo e, sobretudo o conteúdo...

    Estou meio atarefado com a facu, mas prometo que voltarei por aqui para cnferir com mais detalhe o seu talento...

    Obrigado pela visita amigo! estarei sempre por aqui agora!

    bjoxxxxxxxxxxxxxxxx

    ResponderExcluir
  34. Nossa, primeira vez que entrei aqui, e gostei...sabe pq?
    Por dois motivos, adoro ler e segundo você escreve muito bem...
    Não conhecia seu blog até vc entrar no meu...
    Gostei...Parabéns...

    ResponderExcluir
  35. Fala Diogo!!

    Que bom que você gostou...fico contente com isso e com o ótimo comentário...muito gratificante e entusiasmador!

    Seja bem-vindo e volte sim! Há um texto anterior a este que é para o Eu-Passado, está na mesma linha deste...

    Obrigado e Abraço!!

    ResponderExcluir
  36. Olá Danielle!!

    Muito obrigado! São ótimos motivos e fico contente por isso!

    Seja bem-vinda e muito obrigado pelo grande e gratificante entusiasmo que me deu!

    Abraço...

    ResponderExcluir
  37. Belo blog, amigo... gostei em especial de algumas poesias!!

    E vamos de Tiririca!

    ResponderExcluir
  38. Grande Vinus!!

    Muito obrigado...bom saber que há aqui o que lhe agrade.

    Vamos que vamos...Tiririca para presidente!!

    []s

    ResponderExcluir
  39. Como bem disse o nosso amigo Forrest Gump, "life is like a box of chocolat, you never know what you are going to get".

    Bjous e um ótimo final de semana!!

    ResponderExcluir
  40. *Um futuro sem passado é livro sem palavras, de nada serve.* by Lombita

    Aproveite o presente e o que este lhe oferece, porque o futuro será só mais um presente adiado que acabará passando num momento.

    Obrigada pelo comentário ao meu singelo blog, espero que tenha gostado =)

    Por favor divulgue o meu pequeno cantinho do presente ;)

    ResponderExcluir
  41. Sempre é bom estar por aqui!!! Adoro !!! Mil beijos !!!!!!

    ResponderExcluir
  42. Uma carta ao futuro.
    Ainda que seja de forma atrevida, quando sequer lhes conhece o endereço, ou sabe-se do encontro.
    Uma promessa talvez, adiantado pedido de desculpas, pelas mazelas que entendes como eternas companheiras de ti mesmo.
    A cada dia nos surge uma motivação, algo que transpareça mudanças. Mutáveis somos e não nos damos conta que ao tempo vamos nos moldando.
    A carta enviada, creio que haverás de um dia retornar ao teu futuro de forma diferente, quando ele de futuro será um presente ou quem sabe um passado mais fresco do que o outro de outrora travessia, quando nas letras estarás de todo agradecido, pelas belezas de haveres alcançado.

    Mto legal Rafael o anseio pelo futuro. Uma querença, uma imaginação. Planos. Eis os sonhos e por que não enriquece-los, imagina-lo primoroso e dígno de um viver de plenitude.

    Eu adoro simplesmente tuas ideias e criações.

    Lindo fim de semana pra ti

    bjs

    Livinha

    ResponderExcluir
  43. Como consegue tornar fácil este entrar nos meandros de um futuro que, na realidade já se tornou num passado.
    Magnifico a forma irónica como consegue brincar com as palavras.

    ResponderExcluir
  44. Que texto mais lindo. Fiquei pensantiva Rafa, o que o meu eu do passado escreveria para o meu eu hoje ? Ah! eu já fui um futuro de mim...


    beijos

    ResponderExcluir
  45. Genial! E muito bons conselhos... lembrou-me a reportagem do Dan Stubach no Jô em que ele dizia ter escrito pra si mesmo no futuro, aos 16 anos, na expectativa de receber o prêmio que recebia então... ;)

    ResponderExcluir
  46. hahaha...ótimo Jou Jou!!

    beijos e ótima semana para vc!

    ResponderExcluir
  47. Olá Lombita!!

    Que bom que gostou e obrigado pela visita...gostei de lá sim, pode deixar que o que é bom é divulgado!!

    abraço!

    ResponderExcluir
  48. Olá Lila!!

    Que bom!!! Sempre bom ter você por aqui também!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  49. Olá Livinha!!

    É bem isso que pretendo, reler estar carta daqui um tempo e ver como ela me "soa"..rsrs...vc disse tudo e muito bem!

    Fico muito contente em ter você por aqui e, principalmente, por saber que tem gostado..isso é muito motivante!

    Beijos e ótima semana para vc...

    ResponderExcluir
  50. Olá Manuel!!

    Fico muito agradecido com sua visita e muito contente por ter gostado...você falou da ironia e costumo buscá-la em meus textos, principalmente aqueles que dizem do meu íntimo...bom saber que funcionou!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  51. Oi Eri!!

    É bem isso, somos passado do futuro, futuro do passado e sempre sendo presente...mas acima de tudo um só!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  52. Grande Francisco!!

    Que bom que gostou!! Gostei de saber do que contou dessa entrevista...

    Muito obrigado e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  53. Meu querido amigo
    Estou voltando e sonhando novamente.
    Obrigada pelo carinho das palavras.

    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  54. Agora sim, Sonhadora...gostei de ver...seja bem-revinda!!

    Beijos..

    ResponderExcluir
  55. .

    Depois de tanto tempo foi que realmente vi seu comentário lá no blog que dedico ao Caio F. Abreu.
    Vim conhecer o teu e por aqui vou ficando.
    Nossa! Gostei pra caramba!
    Sou uma apaixonada pelas palavras, embora, não as saiba domá-las, adimiro quem assim o faz e você é, literalmente, um domador de palavras.
    Farei daqui um porto de leitura.

    Deixo sorrisos

    =)


    .

    ResponderExcluir
  56. Oi Suzi!!

    Que bom que gostou!!! Seu comentário me deixou muito contente, ainda mais pelo "domador de palavras"!!

    Seja bem-vinda e fique à vontade por aqui..

    beijos

    ResponderExcluir
  57. Seu estilo tem uma força estranha, sabe, Rafa!
    Um sarcasmo doce, coisa de escritor...vai entender! (gosto!)
    =)

    valeu pela visita, viu!

    bj

    ResponderExcluir
  58. Muito bom e criativo o texto. Se todos conversássemos com nosso eu-futuro, nossas ações no presente seriam mais comedidas ao mesmo tempo que seriam mais despojadas. Elas seriam atitudes de uma medida certa para mantermos o mesmo nível de completude ontem, hoje e sempre.

    Rafael, obrigado pela visita ao meu blog e pelo comentário elogioso ao texto. Sinta-se à vontade em voltar sempre que desejar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  59. Olá Rob!!

    Tem toda razão...ao menos nos manteríamos mais firmes ao erros antigos, prontos apenas para os novos!

    Eu que agredeço a visita...seja muito bem-vindo por aqui..voltarei por lá sim!

    []ssss

    ResponderExcluir
  60. Oi Liza!!

    Assim mesmo? Agora fiquei curioso sobre essa força..rsrs...

    Eu que agradeço a visita!

    Beijos

    ResponderExcluir