segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Carta ao meu Eu-Passado

Caro Eu-Passado,

          Não é por falta de interesse e nem por descaso que não pergunto como lhe vão as coisas, mas por muito bem já as saber. Sei também que, por se encontrar em profunda perdição de si, incrédulo de tudo e todos que passam a lhe rondar, inclusive de si mesmo, muito lhe custa a esta carta ler, mas é por ela que lhe trago boas-novas!

          Digo-lhe que por aqui as coisas muito têm melhorado, que muitas das nossas dúvidas e dificuldades têm, desde então, se resolvido e novos rumos tomado, diferentes dos que aí está a pensar. Por incrível que possa lhe parecer, e sei que muito lhe parecerá, nossa vida tornou-se novamente iluminada e, de uma forma nova e curiosa, saborosa. Os amanheceres não são mais torturantes e temidos, mas confortáveis e amenos, alguns até muito prazerosos. Os dias têm passado com fluidez e tranquilidade – desprezemos, contudo, aqueles inevitáveis aborrecimentos da vivência coletiva. As noites continuam a serem impacientemente aguardadas, mas não mais pelo refúgio concedido e sim pelo divertimento ou pelo simples relaxamento do lar, nelas sempre contidos. E são as madrugadas que mais me prazem, pois agora, ou nelas chegamos ou por elas passamos descuidados num profundo desmaio regenerador, que sei que há muito não tem.

          Confesso que os fantasmas ainda assombram, mas não com a tempestuosidade e vivacidade que você tão bem conhece, mas cá estão e isso não posso e nem devo lhe negar. Mas também confesso que não é de todo mal que, vez ou outra, ainda apareçam. É preciso que algo nos lembre do que fomos e pelo que passamos – e isso eles fazem muito bem, bem até demais, lhe confidencio –, pois o esquecimento é fácil e a ansiedade e a espontaneidade de reviver cegam e ensurdecem. Devemos nos lembrar, eu e você, ao menos assim podemos nos postar matreiros diante do que está por vir, mas sem perder a doçura de viver. E estas são as lembranças que me fizeram perceber que eu, justamente eu, também havia me esquecido de você.

          Enfim, lhe escrevo para contar que por aqui os dias estão mais claros, as cores mais vivas e paira a vontade de viver; por isso, aguente firme, ele dependerá de nós. E lembre-se: você não está sozinho, quando as coisas apertarem, olhe para dentro de si e me verá!

82 comentários:

  1. Estimado Amigo:
    Um fabuloso texto que nos faz recuar ao seu passado.
    Dúvidas. Significações imensas. Actos desencontrados e não entendidos.
    Olhe, tem um imenso valor.
    A sua significação humana é preciosa. Plena. Perfeita.
    Escreve maravilhosa e fabulosamente. Com o coração.
    Abraço amigo grato pelo que deixou no meu blogue que adorei.
    Sempre a lê-lo com atenção e interesse pelo preciosismo humano de si e do que faz de forma sublime.
    Sempre a estimá-lo e a admirá-lo.

    pena

    Parabéns. Um magnífico texto.
    É fantástico.
    Bem-Haja, notável amigo de bem.
    MUITO OBRIGADO sincero pela sua amabilidade.
    Gostei muito.

    ResponderExcluir
  2. sem dúvida nenhuma, um dos textos mais abrangentes que já li..
    parabéns!
    bjs.Sol

    ResponderExcluir
  3. Grande amigo Pena!!

    Seus comentários são sempre de grande valor e me deixam sem palavras...me ponho a lê-los e relê-los, não apenas pelo gratificante reconhecimento, mas pela descrição que faz do meu trabalho...esse, em especial, deixa muito claro que consegui transmitir as mensagens e sentimentos que me vieram ao criar este texto.

    Muito obrigado pela sinceridade e pelo carinho!!

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa!! Mesmo Sol? Que coisa boa de se saber!!

    Muito obrigado mesmo!!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  5. Os homens repensam, e façam das letras uma bandeira de paz.

    BeijooO*

    ResponderExcluir
  6. Tão real esse passado que ronda!?

    Adorei amigo, boa semana!!

    beijo

    ResponderExcluir
  7. Real nem tanto, Ju...mas vez ou outra ronda...rsrs

    Que bom que gostou!

    Boa semana para vc tbm..

    bjo

    ResponderExcluir
  8. Obrigada...
    1) seu texto é magnífico.
    2) por estar me seguindo. É uma honra ter alguém que escreve tão tão bem seguir meu blog... de leves devaneios. Obrigada mesmo, isso me estimula muito.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Adorei!
    Viajei!
    ... O passado é memória e eis que o carteiro envia-lhe boas novas do AGORA a espera do sonho-futuro!...

    Beijos =)

    ResponderExcluir
  10. Olá Laís!!

    Eu que agradeço...fico contente que tenha gostado!! Sigo porque gostei...e continue mesmo!!

    Beijos e seja bem-vinda..

    ResponderExcluir
  11. Olá Nadine!!

    Que bom que gostou e viajou!!!

    É bem isso mesmo, pegou o espírito!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Lindo texto. Os fantasmas sempre vão aparecer e o mais importante é nunca nos abandonarmos.Enfrentá-los sempre,sendo assim os fantasmas não são tão horríveis.
    Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  13. Curiosa esta forma de olhar para dentro de si próprio e ver as mudanças que o tempo em si realizou.
    E há mais sol e mais optimismo!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  14. Olá Elaine!

    É..deles acho que não há como se livrar, mas enfrentar é uma boa! Só não podem virar "amigos"..rsrs

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Olá Graça!!

    Sim, mais iluminado...tem que ser assim, senão tudo para.

    Que bom que gostou...

    Abraço e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Rafael.

    Muito obrigada pela visita e pelo comentário carinhoso lá no meu cantinho.

    Vim conhecer seu espaço e, devo dizer, simplesmente adorei tudo por aqui!

    Belo texto este! É sempre bom nos reencontrarmos com o nosso eu de ontem... interessante este ponto de vista. Seu texto proporcionou-me belas reflexões!

    Sigo-te, para não mais perder o caminho.

    Beijos,
    Patrícia Lara

    ResponderExcluir
  17. Prufundo texto.. é um grande momento quando se fala ao passado que ele já passou.

    bjs
    Insana

    ResponderExcluir
  18. Belíssimo!

    Eu ri, não um riso de coisa tola, mas dei um sorriso, porque nunca havia pensado como é inteligente falar com nós mesmos em outras circunstâncias...
    Fica mais leve, tudo, o corpo, o pensamento.


    Um Beijo.

    ResponderExcluir
  19. Muito bom, falar com o passado e imbuir nele a satisfação do presente. Sem deixá-lo absolutamente de lado, mas buscando o que de melhor nele ainda contém.
    Adorei!!!
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
  20. Caro Rafael,
    Quem não é rondado por alguns fantasmas do passado certo meu caro?
    Parabéns pelo texto profundamente reflexivo e pela demonstração do amadurecimento para encarar esses fantasmas. agradeço por sua visita e comentário,

    saudações!

    ResponderExcluir
  21. Nossa, que boa idéia, queria receber uma cara do meu eu do futuro contando as boas novas, só as boas... rs, ou qualquer coisa... adorei a carta! abss!

    ResponderExcluir
  22. Olá Patrícia!!

    Eu que agradeço sua visita e fico muito contente que tenha gostado daqui, seja bem-vinda!

    E que bom que meu texto rendeu boas reflexões, sensações já me agradriam saber...rsrs

    Beijos...

    ResponderExcluir
  23. Olá Insana!!

    É..vez ou outra temos que nos erguer e firmar diante do passado...entendê-lo é melhor que condená-lo...

    Beijos..

    ResponderExcluir
  24. Olá Cah!!

    Sério? Gostei de saber...ria mesmo!!

    Penso que no mínimo, nesta vida, somos nós mesmos conosco mesmos...e esta relação tem que se fundamentar, se aceitar e se complementar...acho que só assim as outras tantas coisas são permitidas...Realmente fica mais leve...Trazer o passado, mesmo que um pouco, para o presente, faz com que as responsabilidades sejam ainda compartilhadas...e não condenadas...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  25. Nossa, tia, foi exatamente o que acabei de dizer a Cah...rsrs....somos o que somos e temos o que temos graças a esse passado...por pior ou melhor que tenha sido...

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  26. Com certeza, Valter!!

    Eu que agradeço o comentário e fico contente que tenha gostado.

    Abraços..

    ResponderExcluir
  27. hahaha...com certeza seria uma boa, Renato!

    A Carta para o Eu-Futuro já tá no jeito também...praticamente fiz as duas juntas (Eu-Passado e Eu-Futuro)...

    Que bom que gostou!!

    []sss

    ResponderExcluir
  28. Rafael,
    retribuindo a visita, encontrei um bar de categoria.
    Virei outras vezes tomar uma por aqui.
    Como você disse, ambos gostamos da boemia e dos papos de boteco.
    um abço

    ResponderExcluir
  29. Olha só, que lindo texto! Gostei muito. Parabéns!

    Um beijo :)

    ResponderExcluir
  30. Então fechô, LUFE...já abri uma conta pra vc aqui!!

    Fico contente que tenha gostado daqui!

    Abraço...ou melhor "Saúde!"

    ResponderExcluir
  31. Olá Angélica!

    Muito obrigado, fico contente que tenha gostado.

    Seja bem-vinda e volte sempre!

    Beijo...

    ResponderExcluir
  32. Grande Augusto!!

    Que bom, muito obrigado!!

    Abraço...

    ResponderExcluir
  33. Rafael;Excelente texto!Esta sua carta com o seu eu-passado denota que saudade dele(passado),não existe!Por qualquer motivo, me parece amargura,não se enquadrou nesse tempo anterior.Está a fazer entender ao snr.Passado que o snr.Presente está bem resolvido e, decidido a enfrentar com Sol com snr.Futuro!

    Espero que o Passado não tenha a veleidade de se intrometer no seu presente...

    Beijinhos e obrigada pela sua visita ao meu cantinho...

    *****Desculpe o engano,ok?

    ResponderExcluir
  34. Olá... Vim espiar e adorei tudo aqui... O banner, layout e claro, o personagem principal disso tudo, seu texto.

    Postei uma carta hoje também, coincidência...

    Beijos...
    Boa noite.

    ResponderExcluir
  35. Primeiramente eu queria lhe dizer que achei fantástica a forma como você rearranja as palavras. Tuas frases são de pura maestria e a leitura tem flui fácil.

    Gostei da 'carta', por assim dizer. Tem felicidade demais nas entrelinhas, um sorriso escondido em cada ponto final e uma leveza de ser.

    Obrigada pelo comentário lá no PS.
    Um beijo e boa quinta.

    ResponderExcluir
  36. Olá Maria!!

    Muito obrigado! É bem essa a ideia a mesmo, pendências resolvidas, outras ainda nem tanto, mas se preparando para o futuro.

    Também espero mantê-lo assim...rs

    Eu que agradeço a visita...

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  37. Oi Milene!!

    Muito obrigado...fico contente que tenha gostado daqui...tudo que tem visto foi produzido por aqui mesmo...o banner tbm, meus óculos, meu cadernos, minha cerveja...rs

    Opa, vou ver sua carta tbmm!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  38. Olá Maria Fernanda!

    Nossa...você sabe quebrar as pernas, hein? rsrs...muito obrigado, agradeço muito suas palavras e gostei muito da sua descrição do texto...

    Seja bem-vinda por aqui!

    Beijo e ótima quinta para vc tbm!

    ResponderExcluir
  39. O passado é tudo que construimos,,é o que somos hoje,,,é nossa mais perfeita historia...abraços de bom dia pra ti amigo.

    ResponderExcluir
  40. Olá Everson!

    É isso aí...está entranhado e não tem como tirar sem deixar de ser...

    []s e bom dia!

    ResponderExcluir
  41. Este seu escrito é notável pela forma simples como nos conduz nos meandros de uma viagem num tempo imaginado.
    Gosto, muito especialmente, pela ironia que deixa trespassar.
    Quero, também, agradecer as suas simpáticas palavras.

    ResponderExcluir
  42. Olá Rafael!
    Soltar as amarras presas numa vida infeliz e encontrar a luz, as cores da vida.
    Que belo texto!
    Parabéns!!
    Grata pela participação no meu espaço.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  43. Que texto incrível - quase me senti amiga do passado hihi. Adorei o jeito que escreves
    Vou seguir aqui
    Beijos

    ResponderExcluir
  44. Olá Manuel!!

    Muito obrigado pela visita e pelo gratificante comentário...fico muito contente que tenha gostado e feliz em saber da sua descrição sobre este trabalho...

    Grande agraço...

    ResponderExcluir
  45. Olá Cris!!

    É...esse é um caminhar...tentar melhorar sempre...

    Muito obrigado pela visita e comentário!

    Abraço..

    ResponderExcluir
  46. Mjuito obrigado, Bruna!! Fico contente em ter agradado...muito bom saber disso!

    Seja bem-vinda por aqui!

    Beijo...

    ResponderExcluir
  47. Lindo texto.
    Obrigado pelo comentário.
    Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  48. Obrigado Mahh!!

    Eu que agradeço a visita...

    Beijo, ótimo fds pra vc tbm!

    ResponderExcluir
  49. é as vezes o passado faz agente parar e pensar e seguir para um futuro melhor !

    se vs nao foi uma pessoa espetacular no passado pode conseguir ser no futuro vendo seus erros e tals

    beijão

    ResponderExcluir
  50. Seu texto é perfeito!

    Obrigada pela visita ao meu blog. Ficaria feliz se pudesse participar lá. Seguirei seu blog, me identifiquei muito por aqui!

    bjs

    ResponderExcluir
  51. Olhar para dentro e no encontro com a memória redescobrir-se.

    Adorei!

    Bjs, bom fim de semana, e inté!

    ResponderExcluir
  52. Olá Ellen!!

    Exatamente isso mesmo, podemos estar sempre mudando, para melhor ou pior, mas mudando e nós podemos decidir isso.

    Obrigado pela visita!

    Beijos

    ResponderExcluir
  53. Olá Juliana!!

    Muito obrigado, fico muito contente por ter gostado e que tenha se identificado!!

    Seja bem-vinda por aqui!

    Pode deixar que participarei sim!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  54. Com certeza, Ju! E esta redescoberta deve ser constante...

    Beijos, bom fim de semana para vc tbm!

    ResponderExcluir
  55. Oi Vanessa...e eles fazem isso muito bem feito!!

    Beijo..

    ResponderExcluir
  56. Rafael,estimado amigo!
    Um olhar dentro, que para mim não tem passado, presente ou futuro, tem sim (cada um lê segundo a sua perspectiva), a ver com o momento, aquele momento que finalmente damos uma parada para nos olharmos por dentro e tentar ver até que ponto nos reconhecemos na ideia de que fazemos de nós próprios e da nossa caminhada.
    Introspecção, constatação e o voltar ao caminho, que é o nosso, mas onde reconhecemos que afinal não é assim tão diferente do traçado por outrem.

    Um prazer te ler e me pergunto o porquê de ter passado tanto tempo sem aqui vir.

    Muita paz, e que a criatividade continue nesse vigor que me apraz constatar.

    Forte e sincero kandando

    ResponderExcluir
  57. Grande Kimbanda!!

    Realmente não é tão diferente e tem toda a razão. Concordo também sobre a perspectiva com que vemos e sentimos...essa, para mim, é a grande magia!

    Fico muito contente com seu comentário..é muito intusiasmador e gratificante...

    Muito obrigado e um grande e enorme kandando!!

    ResponderExcluir
  58. hahahah que comentário tão fixe
    fácil é como andar de bicicleta kkkkkkkkkkkkkkk
    ola tas bom espero que sim
    beijos boa semana

    ResponderExcluir
  59. haha...não me aguentei, Anita!

    Mas seria uma boa, não é?

    Beijos..boa semana pra vc tbm!

    ResponderExcluir
  60. Muitas vezes, costumamos esquecer do que nos importa!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  61. E que seja esse o exercício, Bill!

    Grande abraço..

    ResponderExcluir
  62. Olá! Rafael!
    Vim conhecer seu espaço e agradecer sua visita.
    Excelente seu texto. Uma carta para nós mesmos deveríamos todos escrever...
    Beijos na alma e muita paz!

    ResponderExcluir
  63. Olá Rafael! Obrigada pelas palavras lá no blog.
    Eu adoro escrever este tipo de cartas para meu querido diário e sempre as faço com intimidade semelhante à que postou aqui. Gostei deste (re)encontro com seu eu passado, com você de antes e o você de agora sabendo mais de si, porém sem se desvencilhar do que viveu. Vou seguir seu blog e voltarei sempre!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  64. Olá Meri!!

    Obrigado pela visita..fico contente que tenha gostado! Seja bem-vinda por aqui!

    beijos..

    ResponderExcluir
  65. Olá Claudinha!!

    Fico muito contente com sua visita e por ter gostado do que encontrou por aqui!

    Seja muito bem-vinda por aqui!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  66. Profundo Rafael...
    Me arrepiei. Tuas palavras chegam como notas de forma reflexiva, chamativa aos olhos de nós mesmos.
    Teu texto é inspirador, nos leva a ensejar uma missiva a esse passado que a gente teima em carregar presentemente.
    Eu tiro meu chapéu pra ti. Me eterneceu, me conduziu a pensar em transpor suave missiva para o meu, dando-me ao direito de ao presente estar e caminhar...

    Eu te parabenizo e ao mesmo tempo agradeço a mensagem que em mim causou.

    Bjs

    Livinha

    ResponderExcluir
  67. Oi Livinha!!

    Nossa...nem sei o que dizer depois desse comentário...quebrou as pernas..rsrs...bom, o que posso dizer é que me sinto muito, mas muito feliz de ter atingido tudo isso que vc descreveu e pelo seu reconhecimento...extremamente gratificante!

    Muito, mas muuuito obrigado!!

    beijos

    ResponderExcluir
  68. RAFA
    ADOREI, MARAVILHOSO.
    COMO SEMPRE!!! BJUS

    ResponderExcluir
  69. Olá Rafael!
    Uma ideia bastante original,escrever uma carta ao passado, eu nunca me passaria pela cabeça,ontem já foi o passado, eu nem me quero lembrar do passado, parabéns bem pensado

    abraço

    ResponderExcluir
  70. De fato, você é um poeta!
    Lindo texto... sem palavras.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  71. Olá José!!

    É justamente por sempre lembrar que resolvi escrever...que bom que gostou!!

    Obrigado e abraços!

    ResponderExcluir
  72. Grande DanyBoy!!

    Muito obrigado cara...fico muito contente com esse comentário!!

    Abração!!

    ResponderExcluir
  73. Rafael


    Adorei os dois tempos do "Eu", cheios de oportunidades para refletir.
    Que a sua semana comece cheia de paz.
    Carinho,
    Fátima Guerra

    ResponderExcluir
  74. Olá Fátima!!

    Muito obrigado, fico contente que tenha gostado!

    A você também uma ótima semana...

    Abraço..

    ResponderExcluir
  75. Carmen, havia respondido seu comentário no texto errado, segue agora correto:

    ============================
    Aeee Carmen!! Que bom vc por aqui e mais ainda que tenha gostado!!

    Beijossss

    ============================

    ResponderExcluir
  76. Oi Rafa!
    Hoje so quero uma água tônica, viu!

    A kda dia me apaixono mais pelo presente.
    Mto mais do q qdo tinha 18anos.
    Texto legal!

    bj
    .
    LiZa

    ResponderExcluir
  77. Oi Liza!!

    Sá água tônica? Isso eu vou querer na quarta, para a ressaca do feriadão!! rsrs

    O presente tem que ser nosso alvo mesmo, não é...o engraçado é que temos que reaprender isso na vida..

    Beijo..

    ResponderExcluir