quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Abomináveis Sacolinhas de Plástico

Sou do tempo dos sacos de papel e das caixas de papelão, e me lembro quando foram anunciadas as sacolas de plástico como sendo as grandes soluções para embalar e acondicionar as compras na boca do caixa dos supermercados, pela praticidade e pela possibilidade de reciclagem. Hoje, em São Paulo, as “grandes redes de supermercados” deixaram de distribuir estas sacolas plásticas, conforme anunciado há algum tempo. Pela manhã, presenciei algumas confusões e reclamações, inevitáveis com este tipo de mudança imposta. Mas como sempre, vamos nos adaptar. É tudo apenas uma questão de tempo.
Mas enquanto isso não acontece, mantém-se minha irritação com esta conversinha sobre as tais sacolas de plástico! Entendo e não desconsidero os problemas que o uso destas sacolas podem trazer ao nosso planeta; mas não a forma como tudo isto é tratado e colocado. Se estão os supermercados realmente preocupados com os danos causados ao planeta pelas sacolas de plástico, por que simplesmente não as banem de suas lojas? Por que não descontam dos produtos os valores a eles já atribuídos pelo fornecimento destas sacolas? Não! Ao invés disso, continuam as faturando sobre nós e, o que não é difícil de compreender, passam a comercializá-las, novamente! Isso resolve alguma coisa, que não para os próprios números?
A questão toda é que, via de regra, ninguém sai arremessando sacolas plásticas pela janela do carro, ou por cima do muro da casa ou as enfiando na descarga. Ainda via de regra, estas sacolas passam a ser usadas também para embalar lixo e são entregues aos serviços de limpeza pública que, também já pagos, se encarregam, ou deveriam, do restante do processo sem prejudicar a natureza. Ainda, vejamos bem, ainda precisamos comprar sacolas de lixo para acondicionar e despachar todo o lixo de nossas casas, de nossos condomínios e, adivinhem? São de plástico!
Existem diversas maneiras saudáveis, práticas e de leves impactos para cuidar da nossa natureza, de frear o ritmo alucinado em que nosso planeta é poluído e condenado. Podemos separar o lixo para reciclagem já dentro das nossas casas, podemos usar combustíveis alternativos, podemos fazer muitas outras coisas que já devíamos fazer há muito tempo. Mas, por favor, vender sacolinhas plásticas duas vezes causando um clima hipócrita de “oba, estou ajudando a natureza!”, já é um pouco demais!
Deixemos sim de prejudicar o planeta, façamos mais do que estamos fazendo, não deixemos de procurar cada vez mais alternativas; mas, acima de tudo, tenhamos atenção e vejamos realmente o que e quem é que estão sendo realmente ajudados.

Vamos que vamos...(de cara nova!)

40 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Gislãne!! Que bom que gostou, do texto e do novo layout...estava precisando de uma "renovada" mesmo..rsrs

      beijos

      Excluir
  2. gostei da cara nova, e do desabafo. hehehe
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Vamos ser sustentáveis comprando as tais Ecobags Made in China, nada socialmente responsáveis, no melhor estilo cada um com seus problemas... ou as Made in Brazil por R$ 200,00...
    Parabéns pelo novo layout! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah...Boa! E vamos ficar "bem na fita!".

      Assim como: "não vamos imprimir, pois estamos acabando com a madeira!". Simples, olha na embalagem e veja se é madeira de reflorestamento, pois é para isso que serve esse tal de "reflorestamento"...

      Que bom que gostou!! Faz tempo que já estava querendo dar uma "reformulada".

      beijos

      Excluir
  4. Escreves com muita propriedade e inteligência, parabéns ! Meu carinho.

    ResponderExcluir
  5. Na cidade onde moro, as sacolas plásticas já não estão sendo "dadas" nos mercados a muito tempo. Tive que me adaptar as sacolas ecologicamente corretas. Porem no mercadinho da vila, na padaria da vila, na locadora da vida as sacolas plasticas continuam sendo "dadas"... Ué, pq no supermercado grande não pode e no mercadinho pode? Já matei várias pessoas com seus discursos ecologicamente corretos: "Ah é para deixar de poluir" ok D. Maria e o saco de lixo que a senhora está usando agora é de que? De vento ou continua sendo de plastico? Enfim... ótimo texto! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha....ótimo, Cristina! É exatamente isso! O propósito em que estas campanhas se baseiam, não está sendo resolvido, mas outras coisas....é D. Maria!! rsrs

      Obrigado, fico contente que pela visita e que tenha gostado!

      []s

      Excluir
  6. Essa medida já havia sido implantada em Belo Horizonte. Até hoje, ainda não me conformei com a forma adotada. Aquelas sacolas de plástico, que nos eram fornecidas, gratuitamente, traziam ônus para os comerciantes. Agora, que utilizam outro tipo, nos são cobradas. Onde está a equivalência? O comerciante lucra com o que se faz em prol da natureza e do planeta. E o povo, paga. Paga aquela onde coloca suas compras e paga outra, para colocar o lixo (bem mais cara).

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marilene!!

      É bem isso mesmo, nada se muda e fica ainda a questão das sacolas plásticas para o lixo. Ninguém se lembra disso ou estão jogando o lixo direto pela janela, sem a sacolinha de plástico? Trocar 6 por meia dúzia não resolve nada...e tampar o sol com a peneira...muito fácil assim.

      Beijos

      Excluir
  7. Por aqui, as sacas de plástico também foram riscadas ( aparentemente, claro)pois elas voltaram em força, mais coloridas e com publicidade estampada, enchendo os contentores com montanhas delas. É a lei do facilitismo e paga o planeta e todos nós. E não adianta!
    beijo e bom fds.
    Graça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre aparentemente, não é Graça? Mas fica o clima de "dever cumprido", sem ter feita nada de efetivo...

      Beijos;...bom fds pra vc tbm!

      Excluir
  8. Rafael,
    apenas um pequeno exemplo, lá no Uruguai são utilizadas com frequência, em grandes e médias redes de supermercados, sacolas plásticas que não agridem o ambiente, ou seja, aquelas que em poucos meses se "auto-destroem", e foi comprovado. Guardei algumas que se despedaçaram e viraram pó em menos de 2 meses (!!!), ótima ideia! Mas aqui no Brasil...
    Beijos! O blog ficou lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cecília!!

      Aí sim, hein? Essa vale muito a pena....mas já pensou quanto que iriam nos cobrar aqui por cada sacola dessas? E o que é pior, não daria o devido retorno $$$ para os "interessados"..

      Que bom que gostou!!

      beijos

      Excluir
  9. Concordo plenamente com a postagem. A verdade é que, no fundo, ninguém está realmente preocupado com preservação ambiental. Se estivessem, haveria meios alternativos. O que é procurado é uma forma de lucro fácil e com uma boa capa de "bondade".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Marcos...quem tem real poder de fazer um trabalho bacana para isso, usa este poder para o benefício próprio, custo o de quem custar...

      []s

      Excluir
  10. oi Rafael

    obrigado pelo cometario e sua visita sempre me honra

    bom fim de semana gosto de estar aqui com voce


    abraço amigo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Bráulio!!

      Eu que agradeço a visita, bom te ter por aqui...bom fim de semana para você também, meu amigo!

      []sss

      Excluir
  11. Esse texto deveria ser veiculado em todos os sites de relacionamento. Concordo com você Rafa. Outra sacanagem pro povo!
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo tia...seria uma boa sim...alguns colegas têm replicado...vamos ver se vai longe...

      Sacanagem mesmo!

      beijos

      Excluir
  12. A favor das sacolas de papel pq são lindas e nostalgicas, haha.
    Mas uso as de pano e todos deveriam fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha...é...as de papel eram engraçadas...mas tbm tinham seu charme..rs

      []s

      Excluir
  13. RAFA !APAIXONADA PELO SEU BLOG,
    AMEI PARABÉNS... ESTOU SEGUINDO SEU CANTINHO BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geuza!! Que bom que gostou...fico contente...seja bem-vinda e obrigado!!

      bjos

      Excluir
  14. enquanto as pessoas se preocuparem com o seu umbigo, o nosso planeta continuará a sofrer com as nossas atitudes levianas

    eu por mim, uso sacos de pano...

    Beijinho
    LauraAlberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura!!

      Sim...usemos de pano ou de que for melhor...só não podemos é cair nestas artimanhas que nos propõem como "A" solução...

      Beijos...

      Excluir
  15. De cara nova, sim. Ficou muito bom.abs

    ResponderExcluir
  16. Oi Fabrício! Obrigado pelo convite...eu sigo o narroterapia há um bom tempo já...

    []s

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pela visita e comentário deixados em meu blog.
    Já estou o seguindo...
    Parabéns pelo espaço, muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dora!! eu que agradeço...muito obrigado e seja bem-vinda por aqui!!

      []s

      Excluir
  18. Análise perfeita!Muito interessante seu blog.
    Obrigada por visitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tânia!

      Muito obrigado...fico contente que tenha gostado do novo visual também.

      []s

      Excluir
  19. Rafa, de cara nova realmente e ficou muito, muito agradável aqui!
    É uma pena que a educação/conscientização humana seja tão difícil quanto ao lixo/reciclagem! E com isso a natureza e o próprio homem sofrem! Não vejo mudanças rápidas, mas espero que com o tempo venham, espero, esperamos!
    Abraços
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!! Que bom que você gostou da nova "faxada"..rsrs

      Sim, é muito complicado e tomara que realmente venham, mas há momentos que já nem sei se ainda temos tempo...façamos nossas partes e mantenhamos, ao menos, a esperança!

      []s

      Excluir