terça-feira, 5 de junho de 2012

Dos Meus Quereres

Dos meus caminhos quero as pedras que lhe dão sentido,
Dos inimigos quero a distância, não a derrota que tanto aproximaria,
Do amor quero a mão à minha para juntos caminhar.

Das saudades quero as felizes,
Dos erros quero as soluções,
Da luz quero o lampejo.

Das cores quero a da cinza, fácil colorir e reviver,
Das dores quero as cicatrizes a me lembrar de seus porquês,
Das desistências quero as oportunidades outras.

Do caminho quero o meio, não o fim nem os cantos,
Das crianças quero os sorrisos, que tanto colorem a vida,
Pois a inocência quero a das flores, que não se perde ao amadurecer.

*          *          *

Este texto foi originalmente elaborado para o "II Concurso de Poesia Autores/SA", mas, infelizmente, não passou da primeira fase. Fica a dica deste concurso que está indo muito bem!

36 comentários:

  1. Muito bonito, com uma mensagem intensa e verdadeira.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita!! Muito obrigado...fico contente que tenha gostado!

      Beijos

      Excluir
  2. Tão doce Rafa, a inocência das flores, nossas crianças hoje não são mais tão inocentes, mas a natureza trata disso pois ela será sempre justa e verdadeira como àquelas crianças dos tempos de outrora.
    Amei!!!
    Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade tia...e ainda, a das crianças passa uma hora, as das flores vão até o fim...

      Que bom que gostou!

      Beijos!!!

      Excluir
  3. Rafael, dos inimigos não quero a distância.
    Quanto mais próximo, mais sei o que estão tramando.
    Belo poema.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Janice! Como já diria Don Corleone!! rsrsr

      Beijos e obrigado pela visita!

      Excluir
  4. Fala amigo!! Muito bom!! Também quero!! rsrsrs

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Grande Rafa!! Muito bom!! Também quero!!

    Abração!!

    ResponderExcluir
  6. A natureza é santa, pura e eficaz. Ninguém diz para ela fazer nada, ela só vive o seu ciclo. Que inveja (boa) sinto das flores, do seu perfume e quando envelhecem ainda podem serem colocadas dentro de um livro e assim podemos ver suas nervuras secas, mas belas como um poema que ingerimos e que depois levamos para o resto de nossas vidas, assim são as flores!
    Desculpe-me não resisti!!!
    Beijos
    Cris.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah....ainda bem tia, não era pra resistir mesmo!!

      Muito bom!

      Beijos!

      Excluir
  7. Meu caro Rafael;
    Belo exercíco poético; imagens e palavras em perfeita sintonia. Gostei muito.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Carlos!!

      Obrigado, fico contente que tenha gostado!

      Abraço, meu amigo!

      Excluir
  8. Vim agradecer pelo seu comentário no meu blog e me encantei com o seu. Ótimo poema.
    Abraço
    Rafaéle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaéle!!

      Muito obrigado pela visita e comentário: seja bem-vinda! Fico contente que tenha gostado!

      []s

      Excluir
  9. Olá Rafael

    Quanta saudade tenho de ti. Há muito tempo que estou doente e vou escrevendo, mas não posso visitar amigos, é muito cansativo.
    Daí o meu silêncio. Perdoa-me!Não há esquecimento...

    Lindo poema!

    Mª. Luísa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Luísa!!

      Claro, sem problemas....mas que ruim...não sabia que estava assim....lhe desejo rápidas e garantidas melhoras...fique tranquila que vou passando por lá!

      Obrigado, fico feliz que tenha gostado e passado por aqui!

      beijos

      Excluir
  10. Voce pode até não ter sido selecionado, mas a sua poesia é ótima!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Gostei do texto! Reflete bem o meu momento atual. Mexeu comigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana!

      E espero que tenha mexido bem, gosto quando leio algo que pega o momento....

      []s

      Excluir
  12. nem sempre os que passam são os melhores e os que ficam os piores
    há que continuar

    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura!! ah...continuo sim...devagar e sempre!!!!

      Beijos e obrigado pelo apoio!

      Excluir
  13. Um poema que merecia ganhar ou, pelo menos, ser destacado!
    Perfeito e delicioso.
    Parabéns!
    Beijocas.
    Graça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graça!!!!

      Muito obrigado...fico contente que tenha gostado e agradeço muito o apoio!!

      beijos!!

      Excluir
  14. Nem pedes muito...
    :)
    Parabéns! Gostei de te ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, é, Rui? Com pouco já me satisfaço...rsrsrs...

      Obrigado, fico contente que tenha gostado...seja bem-vindo por aqui!

      Abraço...

      Excluir
  15. Olá Rita!! Que bom que gostou, seja bem-vinda!

    Ah, legal...manter um blog é muito legal, o duro é que às vezes nos falta o tempo e acabamos deixando ele meio parado...

    Tô indo lá conferir o seu...fica a dica aqui!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. A poesia é boa.
    Às vezes eu faço coisas deste tipo, usa-se uma base e vai mudando só os substantivos. Descobri que não gosto de poesia assim, parece que ela fica engessada e restrita. Às vezes chega a ser previsível.
    Mas este negócio de escolher "a melhor poesia" é tão relativo. Melhor na opinião de quem???

    Enfim, gostei de quando você não falou da "inocência das crianças", coisa batida, né?!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathi!! Que bom que gostou...

      Sim, foi bem nesta linha mesmo....o negócio é experimentar as formas, mesmos as já conhecidas, né?

      Concordo com você: é muito relativo... Eu já havia me decidido a não entrar mais nestas, pois, tenho percebido, que o objetivo são aquelas com formas mais definidas e que seguem regras... E esse não é meu estilo...

      É...muito batido e sempre se perde...

      []s

      Excluir
  17. Quereres que se querem...
    Querem muitos...
    Querem todos...
    E até nem é querer muito!!! :)
    Gostei :)

    Obrigada pela visita.
    Abraço
    Sónia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sónia!! Realmente não é querer muito não...é o básico, mas fundamental...

      Eu que agradeço a visita..

      []s

      Excluir
  18. Acabo de conhecer seu blog.

    Que linda poesia.

    bjo

    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!! Seja bem-vinda!! Que bom que gostou, volte sempre!

      Beijo

      Excluir
  19. Olá Rafael!
    Teu blog é uma delícia, o design é de muito bom gosto, gosto intelectual, diferente do meu que é colorido com cores quentes, pois, tenho uma personalidade forte.
    Meu blog é popular, é para o povão: entra e sai quem quiser.
    Muitas vezes, recebo visitas inesperadas como a sua, que deve ter uma cultura aprimorada e me alegra muito saber que gostou de uma simples poesia.
    Isso denota que tens sensibilidade na tua alma.
    Obrigada pela visita
    Até logo
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dorli!! Que bom que gostou daqui, é muito bem-vinda!

      Ah, mas está vendo, cada blog reflete a personalidade do seu dono e os fazem únicos....

      Que nada...essa é a ideia: tratar de formar diversas temas cotidianos e que insistimos em guardar debaixo do tapete...

      Agradeço muito sua visita e o gentil e gratificante comentário...

      Até logo!

      Excluir